As doenças cardíacas podem comer ovos, e em que quantidades? O Que Dizem os Estudos

A chave reside, não na prevenção de ovos, mas no equilíbrio e na forma como os ovos se combinam com outros alimentos estão entre os alimentos mais consumidos, acessíveis, nutritivos e multiutilizáveis do mundo. São ricos em vitaminas, aminoácidos essenciais, ácido fólico, ácidos graxos omga-3 e minerais como selenina e ferro. Além disso, [...]
Os ovos estão entre os alimentos mais consumidos, acessíveis, nutritivos e multiutilizados do mundo. São ricos em vitaminas, aminoácidos essenciais, ácido fólico, ácidos graxos omga-3 e minerais como selenina e ferro. Além disso, são uma fonte de proteína de alta qualidade que ajuda a regenerar e a construir células.
No entanto, devido ao colesterol e ao teor de gordura, o papel dos ovos na ingestão de colesterol elevado ou doenças cardiovasculares continua a ser um tópico.
Segundo uma análise publicada pela Clínica Mayo, o consumo moderado de ovos até sete peças por semana não aumenta o risco de doença cardíaca ou vasos sanguíneos em pessoas saudáveis. Em vez disso, os ovos podem fazer parte de uma dieta equilibrada se combinada com vegetais, cereais integrais e gorduras saudáveis.
Mesmo uma análise publicada nos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) relata que, na maioria dos casos, o consumo moderado de ovos não está associado ao aumento da incidência de doenças coronarianas, enquanto a dieta geral é rica em fibras e gordura voraz.
Em contraste, como aponta o Journal of the American College of Nutrition, o consumo de grandes quantidades, especialmente mais de 12 ovos por semana, pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares, especialmente em pessoas com níveis elevados de colesterol de LDL (“colesterol”, relata Telegrafi. Periscópio.
Medida apropriada
Um estudo de dez anos publicado no European Journal of Preventive Cardiology, na Grécia, mostra que os indivíduos que consumiam de um a três ovos por semana tinham menor risco de doença cardíaca em comparação com os que não comiam ou comiam demais. Esse resultado, escrevem os autores, mostra que a saúde depende, não de uma única dieta, mas do modo geral de viver e alimentar.
Especialistas da Harvard School of Public Health apontam que o impacto dos ovos na saúde cardiovascular depende muito do contexto alimentar, por exemplo, os ovos são úteis na substituição de carne processada, mas menos favorável, quando associados a alimentos ricos em gordura integral.
Fim
À luz dos dados actuais, a modernização e a diversidade continuam a ser a melhor receita para a saúde do coração. Pessoas com problemas cardíacos ou colesterol elevado não precisam evitar ovos completamente, mas têm de consumir até 7 ovos por semana, combinando-os com alimentos ricos em fibras, vegetais e gorduras vorazes.
Tal dieta “ajuda a manter os níveis de colesterol sob controle e melhorar a saúde geral do coração, relata a Clínica May. ”/Periscópio/











